O livro A Casa dos Macacos é uma leitura leve, apesar das suas 400 páginas. A autora, Sara Gruen, tem o poder de envolver o leitor em uma série de cenários que ao longo da narrativa se unem em uma trama final envolvente e oriunda da chamada "Casa dos Macacos". É fato, no entanto, que a Casa dos Macacos é secundária em uma história que trata sobre dramas pessoais, casamento, confiança, meio-ambientes, animais e a maldade humana.
A história possui alguns personagens centrais:
- Os macacos (Sam, Bonzi, Lola, Mbongo, Jelani, Makena)
- O repórter (John Thigpen)
- A cientista do Laboratório de Línguas dos Grandes Símios (Isabel Duncan)
E outros personagens secundários que surgem ao longo da narrativa:
- A auxiliar técnica e amiga de Isabel (Celia)
- O cientista chefe do laboratório e namorado de Isabel (Peter)
- A stripper do hotel (Ivanka)
- O fundador da Casa dos Macacos (Ken Faulks)
Os macacos da espécie Bonobos são grandes e extremamente inteligentes e sociáveis. Devido a essas características foram escolhidos por um time de cientistas, compostos inclusive por Isabel Duncan, para uma controversa experiência envolvendo ensinar linguagem de sinais aos animais. Os desejos de Isabel sempre foram corretos e sensíveis e com o tempo ela acabou se apegando tanto aos macacos que passou a considerá-los a sua família.
Bonobos Fonte: New England Primate Conservancy, 2020. |
O destino dos macacos era desconhecido e Isabel, após se recuperar da explosão, estava cada vez mais preocupada. Contudo, supreendentemente um determinado grupo publicou um anúncio de um novo programa de televisão, cujos macacos seriam seus protagonistas em uma espécie de reality show, chamado "A Casa dos Macacos", que iniciou da seguinte forma:
"- Bem-vindos à Casa dos Macacos - ribombou uma voz exagerada de barítono -, onde os macacos mandam e nunca se sabe o que vem em seguida" Cinquenta e nove câmeras! Seis macacos! Um computador e crédito ilimitado! E ilimitado... Bem, vocês sabem o que se diz sobre os bonobos (...), ou não sabem? Descubram o que nossos primos vão fazer em seguida, aqui, na Casa dos Macacos!"
Atenção: Este é um resumo, os trechos abaixo contém spoiler.
Dentro da Casa os bonobos passam a ser assistidos por uma multidão de pessoas enquanto outras protestam ao lado de fora do estúdio. Eles recebem um computador para que consigam se comunicar com a produção, pedindo comidas e o que mais eles desejarem. O fundador do programa, conhecido produtor da indústria pornográfica, Ken Faulks, aparece em alguns momentos durante a narrativa para demonstrar a sua arrogância e preocupação com o número de assinantes do programa, que após certo tempo começa a declinar, uma vez que não há nada muito diferente ocorrendo na casa. Visando aumentar a audiência produção inicia uma série de atrações dentro do reality permitindo ao público a escolha de determinadas barbaridades, como fornecer armas de "chumbinho" para os macacos.
Isabel, com a ajuda de sua amiga Célia, consegue o contato de dois jovens hackers, que a ajudam a invadir e-mails e contas de várias pessoas, culminando na descoberta de que Peter, ex-namorado de Isabel e antigo cientista do laboratório, havia ajudado Faulks na construção da casa dos macacos, vendendo para ele o software de linguagem utilizado no laboratório.
Paralelamente, John, marido de Amanda, e repórter do "Philadelphia Inquirer" estava produzindo uma matéria sobre os macacos, e em sua visita, antes da explosão, foi inclusive bem visto pelos macacos e pela cientista Isabel Duncan. O "Philadelphia Inquirer" era um jornal relativamente bem conceituado e John realizava a matéria dos símios em conjunto a Cat Douglas, outra repórter do jornal e ganhadora contestável de um Premio Pulitzer. Porém, ela viria a traí-lo ao assumir a autoria da matéria escrita por John, forçando-o a deixar o jornal e a integrar a equipe do tabloide hollywoodiano "Weekly Times", emprego muito abaixo do esperado pelas capacidades de John. Isso no entanto, não o abalou e ele decidiu que iria, mesmo para um tabloide, realizar a melhor matéria possível sobre o sequestro e a aparição dos macacos na TV.
Amanda, esposa de John, é uma personagem secundária e autora de livros. Sua importância se faz ao inserir na história um drama pessoal, uma vez que ela, como autora de livros, não está conseguindo produzir mais nenhum novo best-seller, além de estar emocionalmente abalada pela vontade não correspondida de ter um filho com John.
A história de John e Isabel se une pois, desde o acidente Isabel vinha sendo extremamente procurado por jornalistas - inclusive por Cat, que havia ajudado a acabar com a carreira de John no Philadelphia Inquirer - no entanto, como John havia sido aprovado pelos bonobos em uma visita, ela decide dar a sua primeira entrevista para ele, inclusive contando e apresentando provas contra seu ex-namorado e expondo as irregularidades do programa.
Por um acaso do destino, John, que estava hospedado em um hotel simples para realizar as reportagens, acaba encontrando algumas hóspedes strippers que tinham como cliente Ken Faulks. Após ganhar a confiança das stripper Ivanka, John a convence de roubar o celular de Faulks e é o que ela faz.
"Ele (John) correu escada abaixo, agarrando o celular de Ken Faulks, e enviando para si próprio todas as configurações, e-mails e mensagens de texto antes mesmo de chegar ao quarto. O aplicativo de e-mail levava a um servidor proxy anônimo que continha os e-mails de Peter Benton. Não havia dúvida de que ele estava em conluio com Faulk antes, durante e depois da explosão, e nenhuma dúvida de que tinha tentado extorquir mais dinheiro do empresário depois do fato."
Aliado a isso, pouco tempo depois de John ter terminado de escrever a reportagem denunciando Peter e Faulks, com depoimentos e provas de corrupção adquiridas junto a Isabel, uma equipe da produção adentrou a Casa dos Macacos para executar uma limpeza, porém, o que eles não esperavam é que um dos bonobos, Sam, iria reconhecer um dos membros da produção como aquele que invadira o laboratório e os raptado, o bonobo disse em frente as câmeras com linguagem de sinais "VISITANTE RUIM, FUMAÇA GRANDE, VISITANTE RUIM. ISABEL FERIDA. FOGO GRANDE". Isso foi mais que o suficiente para cortarem a exibição, mas não antes de Isabel visualizar e interpretar que aquilo poderia ser utilizado na justiça para provar a aquisição ilegal dos bonobos.
É o que de fato acontece, os bonobos são resgatados e Isabel abre um novo laboratório com o objetivo de cada vez mais ampliar o conhecimento sobre a habilidade dos símeos em adquirir conhecimentos de linguagem, também criam um santuário para eles em outro país. John e sua esposa parecem ter se entendido sobre a questão de terem um filho, além disso Amanda finalmente inicia a escrita de um novo livro, que sairá em quatro meses.
- John parece ter certa atração recíproca por Isabel, porém ambos não chegam a executar nenhum movimento, demonstrando a fidelidade de John com a sua esposa;
- Célia, amiga de Isabel, namora um jovem de cabelos verdes que em determinado momento da história é preso, e Célia liga para o repórter John, pedindo ajuda para pagar a fiança, este ao ajudá-lo pensa que o jovem pode ser ser filho de um relacionamento do passado e realiza o teste de DNA, que é encontrado por Isabel, gerando uma tensão no casamento deles, uma vez que ela pensa que ele o traiu com a stripper do hotel, o que obviamente não foi o caso, bem como a negativa do exame de DNA;
- Ivanka, a stripper, não era bem tratada por Faulks e ele a considerava velha de mais para estrelar um novo reality show dirigido por ele, então ela, como troco, decide (sem que ele perceba) não usar camisinha durante uma de suas sessões, e depois diz ao John "Eu sempre uso camisinha. Desta vez, eu guardo. Ele achar eu velha demais para ser uma das "coroas". Bem, talvez não velha demais para bebê. Há! Isso vai dar uma lição nele.".
Comentários
Postar um comentário